
Mosaico Romano Único Inspira Documentário Premiado
Foi feito um achado extraordinário em Alcácer do Sal: um raro mosaico romano a representar quatro centauros foi descoberto numa vila romana na região. Esta é uma das poucas representações conhecidas de uma luta de centauros no Império Romano.
As escavações arqueológicas revelaram um conjunto único de três mosaicos, adornados com figuras de centauros, golfinhos e um tridente. Estes elementos faziam parte da decoração da Domus, a residência de um abastado proprietário romano.
"A Villa dos Centauros": A Descoberta no Grande Ecrã
A riqueza desta descoberta e os dados arqueológicos recolhidos serviram de inspiração para a produção do documentário A Villa dos Centauros, realizado por Raul Losada. O filme acompanha os trabalhos arqueológicos no sítio de Porto da Lama, Santa Catarina de Sítimos, onde foram escavados estes painéis de mosaicos romanos – verdadeiras obras de arte da cultura romana em Portugal e os primeiros do género a serem descobertos no concelho de Alcácer do Sal.
O documentário tem vindo a receber reconhecimento internacional. Depois da sua nomeação para os Barcelona Indie Awards e da conquista do prémio de "Melhor Filme Histórico" no Indo Dubai International Film Festival, a obra será apresentada em prestigiados festivais de cinema nos próximos meses:
📌 28 de fevereiro – Ogeechee International History Film Festival (Georgia Southern University, EUA)
📌 5 a 8 de março – Festival Internazionale del Cinema di Archeologia Arte Ambiente (Florença, Itália)
📌 14 a 18 de maio – The Archaeology Channel International Film Festival (Oregon, EUA)
Além da presença em festivais, A Villa dos Centauros foi também selecionado para exibição em Video on Demand (VOD) em várias plataformas de televisão por cabo nos EUA e na Europa, assim como no website do The Archaeology Channel, um dos principais canais de divulgação de arqueologia nos Estados Unidos.
Esta descoberta e a sua divulgação reforçam a importância do património arqueológico de Alcácer do Sal, posicionando-o no mapa da arqueologia internacional.
Comentarios