top of page
Buscar

À conversa com José Fura

Atualizado: 8 de nov. de 2023



José Fura, um jovem empreendedor alcacerense, e também um dos membros da comunidade Alcácer Hub, falou-nos um pouco da sua vida profissional.


Quem é o José Fura?


O José é um jovem de Alcácer, fotógrafo, videógrafo, músico, entre outras coisas. Discreto no dia a dia, mas criativo no ambiente de trabalho.




Como surgiu a fotografia na tua vida?


"Surgiu por curiosidade e gosto na área e acabou por ir crescendo comigo. Acabei por descobrir que até tinha jeito e conseguia dar boas recordações aos clientes."


Como tem sido manter um negócio nos tempos em que vivemos atualmente? Quais as maiores dificuldades?


"Este negócio é muito dependente dos clientes e do seu bom feedback. Leva tempo a construir mas depois torna-se gratificante e a qualidade e o bom feedback atrai novas oportunidades.

Mas tem sempre, pelo meu histórico, um ano forte e outro menos forte alternadamente. Com o tempo alguns clientes acabaram por se fidelizar."


Como é um dia típico de trabalho?


"Nunca tem um horário fixo porque os trabalhos podem surgir em qualquer altura. As manhãs são sempre mais complicadas porque alguns trabalhos acontecem pela noite dentro, mas tento tirar as manhãs para organizar a parte mais burocrática (e-mails, gestão de arquivo, redes sociais, etc) e de tarde é trabalhar fotos de clientes ou vídeos que tenho para entregar."


Qual o aspeto mais gratificante de teres o teu próprio negócio?


"É não ter patrão. O que pode ser bom e mau em alguns momentos. Ter alguém que nos diz o que fazer é sempre mais fácil do que sermos nós próprios a criar esse incentivo. Mas por outro lado, ter a liberdade de horário e não ter a pressão de um horário (excepto os prazos de entrega aos clientes) costuma acelerar muito mais a criatividade e a vontade de fazer mais coisas."


Como surgiu a oportunidade de teres a tua própria secretária para trabalhar a partir do Alcácer Hub?


"Foi um convite espontâneo apenas para ir conhecer o espaço e beber café e a ideia entusiasmou-me. Não dá para trabalhar de pijama e pantufas como faço em casa mas pelo menos posso criar mais contatos e partilhar experiências e ideias."


Que diferença tem feito no teu trabalho o facto de teres uma secretária alugada para trabalhar a partir do Alcácer Hub?


"Consigo aumentar a minha produtividade e desenvolver novas ideias. Coisas que nunca avancei por preguiça ou por dúvidas e que no Alcácer Hub consigo resolver mais facilmente."


O que mais gostas no espaço Alcácer Hub?


"A vista claro! Mas também os miminhos que as colegas do escritório trazem sempre."


Como vês o futuro do teu negócio?


"Pela tendência que tenho visto, vejo novos clientes a surgirem com projetos maiores e mais complexos e também clientes antigos a retomar agora com novos projetos ou a quererem implementar outros conteúdos nos seus negócios."


Que conselhos darias a novos empreendedores? Ou a alguém que está a pensar em ter o seu próprio negócio.


"Simplesmente começarem, seja de que forma for e sem medos. É garantido que vão falhar e cometer erros, mas só depois de começarem é que as coisas se tornam mais fáceis e só custa realmente ao início."



Dá uma vista de olhos no site para veres os trabalhos:


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page